O que é Fine Art
O termo Fine Art deriva do conceito atribuído às Belas Artes, a expressão artística de áreas como Arquitetura, Música, Pintura, Escultura, Dança, Teatro e Literatura, no século XVIII, utilizado na época para enaltecer obras de arte que expressassem um valor e nobreza superiores.
Hoje, o termo se estende também à fotografia artística, que ao contrário da fotografia representacional tradicional, refere-se à criação de composições fotográficas que expressam as intenções subjetivas do artista em relação à imagem, a fim de despertar emoções e novos conceitos no espectador, permitindo livres interpretações, através do olhar voltado à uma obra de arte.
Portanto, chamamos de Fine Art toda obra que envolve um processo de impressão digital diferenciado e rigorosamente controlado, para que o conteúdo original, seja a fotografia, pintura ou arte digital, possa ser reproduzido fielmente em qualidade superior (museológica) e com altíssima longevidade (cerca de 100 a 200 anos), de modo a manter suas características intactas.
Impressão Fine Art
Para uma fotografia ser considerada Fine Art, a obra deve ser impressa em tintas à base de pigmento mineral em papéis especiais, feitos com matéria-prima específicas e diferenciadas, como fibras de algodão ou alpha-celulose, livres de ácidos e branqueadores, e pH neutro.
Como por exemplo, os papéis da marca Hahnemühle (produção alemã desde 1584) ou Canson.
É este tipo de impressão, Fine Art ou Giclée, que vai garantir uma melhor qualidade de imagem e altíssima durabilidade, quando utilizada a tecnologia, equipamento, papel e tinta específicos.
Trabalhamos junto a fornecedores parceiros de confiabilidade absoluta e idônea, que também prezam pela qualidade de produção, ao utilizarem equipamentos e materiais de alta tecnologia, que conferem excelência em todo o processo, de acordo com um padrão mundial do mercado Fine Art.
Equipamentos como a <strong>impressora Epson</strong>, que utiliza tintas originais à base de pigmentos minerais (Epson Ultrachrome K3 ink) como padrão Fine Art, por conta de sua maior gama de cores, contrastes e garantia de estabilidade e durabilidade de seus fabricantes de tintas e papéis.
Tipos de papéis Fine Art
Uma obra Fine Art exige impressão em papel 100% algodão, de fibras nobres e PH neutro, para a impressão com o padrão museu de qualidade Museum Standards of Fine Art (padrões ISO 9706), isto é, no grau de museu de acordo com os requisitos de galerias e museus, neste caso certificados pela Canson e ou pela Hahnemühle, ambos com alta longevidade.
Por exemplo, papel de algodão ou alpha-celulose para reprodução fotográfica ou papel de algodão Canvas concebido para ser o mais parecido possível com uma tela de pintura.
Tipos de tintas
Trabalhamos em parceria ccom estúdios de impressão que utilizam impressoras com tintas que, combinadas aos papéis Fine Art, proporcionam à obra uma durabilidade estimada de 100 anos ou mais, a fim de serem conservadas sob condições museológicas, segundo o Wilhelm Imaging Research, Inc. (empresa americana com expertise na permanência de materiais fotográficos e de impressão digital, que também fornece serviços de teste e conselhos de conservação).
Esse tipo de impressora pulveriza o papel com tintas à base de pigmentos minerais, gerando uma deposição precisa das tonalidades nos papéis certificados e normatizados, de Ph neutro produzidos com alta tecnologia, onde a matéria prima é sempre a fibra de algodão.
Os pigmentos minerais da tinta têm grande resistência à luz, não penetram no papel, porém aderem sem se “espalhar”, como na impressão a jato. Cada gotícula colocada permanece no local exato, traduzindo em maior nitidez e profundidade de cor.
Desse modo, nossos parceiros utilizam esses equipamentos específicos para a impressão fine art. Como por exemplo, impressoras da marca EPSON*, que operam com 10 a 12 variedades de tintas, para proporcionar à obra sutis gradações de cores da imagem original reprodução fidedigna e consistência absoluta, com máxima vivacidade de cores e resistência ao envelhecimento.
O processo de impressão também utiliza monitores de última geração BENQ, espectrofotômetro para calibragem exata de cores, a fim de eliminar subjetividades e diferenças entre a visão humana, e um perfil ICC (programa) exato para cada combinação impressora/papel.
(*Impressora Epson SureColor® P20000, que utiliza tintas UltraChrome® PRO com 10 tintas)